Quais os melhores municípios para se viver em Portugal?

Quais os melhores municípios para se viver em Portugal?

Não sei se estão a par, mas algumas câmaras municipais estão a partilhar estudos que referem a posição relativa dos seus municípios no que toca ao custo de comprar casa naquela região.

Como sabem, eu estou sempre informada em relação a estes temas e, como tal, tenho apanhado estes estudos. Acho-os interessantes. Numa altura, em que tanto se fala em regionalização e em desertificação do interior, em paralelo com a subida dos preços do imobiliário em Portugal, é bom saber que ainda há terras onde é barato comprar casa (em relação ao salário médio) daquele município.

Um exemplo é Vila Viçosa, município do distrito de Évora, que é, naquela região do país, o 5º município onde é mais barato adquirir habitação própria. Mas há mais exemplos, de outras regiões do país. Indo até Coimbra, em Penela, notamos que nesse município o preço por m2 é 659€. Uma pechincha!

Mas porque fogem as pessoas dessas terras e vão para o litoral onde, claramente, vão encontrar um mercado imobiliário saturado? Devido aos desequilíbrios do país, que concentra todas as oportunidades laborais nessas zonas e onde se concentram o grosso das grandes empresas.

Há políticas que podem ser úteis: renovar a ferrovia do país, criar regimes fiscais atrativos para quem se instala no interior ou em zona com menos pressão habitacional. Esta será uma das formas de tirar do lume a panela de pressão em que se está a tornar o mercado imobiliário. Antes que rebente. O meu conselho? Vão olhando para as oportunidades que se apresentam.