Quais os seguros exigidos para a casa no Crédito Habitação?

Quais os seguros exigidos para a casa no Crédito Habitação?

Se está interessado em comprar uma casa existem dois seguros que deverá contratar no momento de pedir empréstimo à habitação: o seguro de vida habitação e o seguro multirriscos habitação.

Como se trata de um empréstimo cujas quantias são elevadas, as instituições financeiras geralmente exigem a contratação destes seguros, que servem como garantia de risco associado ao crédito à habitação.

Estes seguros podem ser contratados através das seguradoras que sejam parcerias das entidades bancárias ou a partir de outra companhia de seguros. De forma a optar pela melhor solução, informe-se junto da sua instituição financeira e analise quais as condições contratuais que lhe são oferecidas.

Para isso, nada melhor do que fazer uma simulação do crédito habitação com e sem produtos associados para perceber qual o cenário mais vantajoso para si. Se, porventura, ainda está à procura de financiamento para comprar o seu imóvel, faça uma simulação e compare todas as ofertas existentes no mercado.

Seguro de vida habitação: é exigido pelos bancos

Apesar de não ser obrigatório, as instituições financeiras exigem que, ao contratar um empréstimo habitação, tenha de adquirir um seguro de vida. Este produto permite não só a proteção do titular ou titulares do crédito, bem como da própria entidade bancária, já que cobre o montante em dívida em caso de invalidez ou morte.

Em caso de morte, por exemplo, este seguro garante que a habitação fica paga e que os familiares fiquem na posse do imóvel.

Relativamente à cobertura deste seguro, as mais comuns são: Morte, Invalidez Total e Permanente (ITP) e Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD). A cobertura por morte é a principal, mas os bancos exigem uma das outras duas.

No entanto, antes de avançar com a contratação deste tipo de seguro, deverá não só ter em conta quais as coberturas, mas também as exclusões, qual o capital seguro e qual o valor do prémio.

Seguro multirriscos-habitação: é obrigatório por lei

Além do seguro de vida, as instituições financeiras exigem ainda a contratação de um seguro multirriscos-habitação. Por lei, é obrigatória a contratação de um seguro de incêndio para edifícios em regime de propriedade horizontal, que deverá cobrir cada fração autónoma e as partes comuns do edifício (no caso de se tratar de um apartamento). No entanto, é habitual que os proprietários optem por contratar um seguro mais abrangente, que possa cobrar outros riscos, como inundações, roubos, tempestades, entre outros.

Uma vez que se trata de um seguro que protege não só a sua casa, mas também todo o investimento que faz na mesma, analise qual o melhor seguro multirriscos para si, tendo em conta o tipo de proteção e de coberturas que poderá precisar. O prémio do seguro é calculado em função das coberturas contratadas.

Ora, se ainda não contratou o seguro de vida ou multirriscos-habitação, analise bem as várias soluções não só as que a instituição financeira (onde vai contratar o empréstimo para comprar a casa) lhe oferece, mas também as das companhias de seguros.